
Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 3ª Divisão de Homicídios do Agreste e com apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar e do 1º BIESP, deflagrou a Operação de Intervenção Tática (OIT) “VENARI” em Caruaru. A operação visou combater homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de armas nos bairros Salgado, João Mota e José Carlos de Oliveira, locais onde atuam grupos criminosos responsáveis por violência e tráfico.
A denominação “VENARI”, que significa “busca”, reflete o objetivo de identificar e capturar autores de homicídios ocorridos na região de Caruaru, atribuídos ao envolvimento dos suspeitos com o tráfico de drogas. Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e três mandados de prisão expedidos pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Caruaru, com prisões realizadas tanto em Caruaru quanto em Agrestina.
Durante a operação, um dos suspeitos, localizado em Agrestina, tentou fugir pelos telhados das residências vizinhas, mas foi perseguido e detido em posse de uma arma de fogo. Ele é investigado por três homicídios no bairro Salgado, em Caruaru, ocorridos em 2024. Outro alvo da operação, identificado como o autor de um homicídio em um supermercado no bairro João Mota, também foi preso. No residencial José Carlos de Oliveira, as buscas resultaram na apreensão de armas, munições e drogas, levando à prisão em flagrante de outro investigado.
Ao todo, a operação contou com a participação de 20 policiais civis e 20 policiais militares, sob a coordenação dos delegados Eric Costa Cândido (3ª DHA), Bruno Machado (19ª DPH) e Márcio George (20º DPH). Diversos aparelhos celulares e outros materiais foram apreendidos para auxiliar nas investigações em curso.
