
Ontem (3), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da equipe da 7ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico, deflagrou a Operação de Intervenção Tática (OIT) denominada “Fantasma”. A ação resultou no cumprimento de prisão de um homem considerado alvo prioritário na região do agreste, além da execução de sete mandados de busca e apreensão domiciliar em Caruaru/PE e Paulo Afonso/BA.
O alvo da operação estava foragido desde 2019 e, após um trabalho investigativo minucioso conduzido pelo DENARC Caruaru com o apoio do Núcleo de Inteligência da PCPE, foi possível identificar o paradeiro do indivíduo em Paulo Afonso/BA, desencadeando a operação “Fantasma”.
O suspeito havia conseguido documentos oficiais, como RG, CPF e CNH, utilizando identidades falsas em nome de uma pessoa inexistente. Essa fraude foi comprovada por perícias realizadas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o que motivou o nome dado à operação, fazendo alusão aos cinco anos em que viveu como “fantasma”.
Além da prisão do alvo principal, a operação resultou na captura em flagrante de outros dois indivíduos por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e uso de documento falso.

Os materiais apreendidos durante a operação incluem uma pistola calibre .40, uma pistola calibre 9mm, um revólver calibre 38, uma espingarda, além de 67 munições calibre 9mm, 45 munições calibre .40, 13 munições calibre .38, dois coletes balísticos, quatro aparelhos celulares, dois veículos e um caderno com anotações detalhando as atividades criminosas do grupo.

As investigações continuam em curso, com foco especial na análise financeira do grupo criminoso, que já revelou movimentações milionárias com o capturado como principal beneficiário. A polícia segue diligenciando para identificar outros envolvidos e desarticular completamente as atividades ilícitas dessa organização criminosa no agreste pernambucano.
