
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a Operação Pecados Capitais, que apura um esquema de desvio de recursos públicos e favorecimento de organizações sociais a partir de contratos firmados com a administração de Florianópolis entre 2020 e 2022. Durante a ação, duas pessoas foram presas e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cinco cidades.
Os mandados foram executados em Florianópolis, Palhoça, São José e Canelinha, em Santa Catarina, e também em Rondonópolis, no Mato Grosso. Além disso, a operação resultou no sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 3 milhões, suspeitos de serem provenientes do esquema criminoso.
De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil, agentes públicos interferiram nos processos de seleção de duas organizações sociais para garantir benefícios pessoais e a terceiros. Após firmar contratos superfaturados com empresas terceirizadas, os investigados desviaram verbas públicas em benefício próprio.
As irregularidades incluem a manipulação de contratos de prestação de serviços, com preços inflacionados para maximizar o lucro das partes envolvidas.
A operação contou com a participação de 74 policiais de unidades da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) e da Grande Florianópolis. A Polícia Civil apura ainda o envolvimento de outros agentes públicos e dirigentes de organizações sociais, além de novas possíveis ramificações do esquema.
