
Uma operação de repressão qualificada, denominada “Controle Total”, foi deflagrada pelas forças de segurança de Pernambuco para combater uma associação criminosa envolvida em tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios em São Lourenço da Mata. A ação, que teve início em julho de 2024, mobilizou 105 agentes das polícias Civil e Militar, com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA/SDS).
A investigação foi conduzida pela Polícia Civil, sob a liderança do delegado Joel Venâncio, da 9ª DESEC, com apoio da DINTEL e do Núcleo de Inteligência (NIDIM), sendo focada nas áreas do Parque Capibaribe e Nova Tiúma. O grupo criminoso, que vinha disputando o controle do tráfico de drogas na região, foi apontado como o principal responsável por uma série de homicídios recentes.
Durante a operação, foram cumpridos 08 mandados de prisão e 05 de busca e apreensão. Entre os materiais apreendidos, destacam-se 281 pedras de crack, 56 “bigs” de maconha, 42 pacotes do tipo ziplock com a droga e duas porções de cocaína. A operação também resultou na apreensão de armas, usadas pelo grupo para manter seu controle sobre a região.
A Operação “Controle Total” demonstra o comprometimento das forças de segurança em combater o crime organizado em Pernambuco, visando reduzir a violência e o tráfico de entorpecentes em áreas vulneráveis. A operação teve autorização e supervisão da Vara Criminal de São Lourenço da Mata, com o objetivo de restabelecer a ordem pública e garantir mais segurança para a população local.
