
Recife/PE – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Barbalho, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa atuante na Região Metropolitana do Recife desde 2019. O grupo é especializado em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.
As investigações apontaram que a organização movimentava grandes quantias de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e era responsável por diversos homicídios na Região Metropolitana do Recife, com a intenção de manter o controle de suas operações ilícitas. Além de Pernambuco, a atuação do grupo também foi identificada em outros quatro estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.
Durante a operação, foram cumpridos 39 Mandados de Prisão Preventiva (MPP) e 33 Mandados de Busca e Apreensão (MBA), autorizados pela 14ª Vara Criminal do Recife. As ações visam desarticular a organização, interromper suas atividades ilegais e responsabilizar seus integrantes pelos crimes praticados.
A FICCO/PE, responsável pela operação, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, as Polícias Civil e Militar de Pernambuco, a Polícia Penal, a Polícia Rodoviária Federal e o Sistema Nacional de Políticas Penais. Criada em 2023, a FICCO/PE atua na repressão à criminalidade violenta, integrando esforços e compartilhando informações entre os órgãos envolvidos.
Com a Operação Barbalho, as autoridades esperam enfraquecer significativamente as atividades criminosas na região, trazendo maior segurança para a população local.
