20.7 C
Gravatá

Odoyá! Hoje é dia de Iemanjá, a rainha do mar

iemanja

O dia de Iemanjá é comemorado no dia 2 de ferreiro pelas religiões de matriz africana. Ela é conhecida como a ‘rainha do mar’, sendo um orixá africano feminino presente no candomblé e outras religiões afro-brasileiras.

Iemanjá é considerada a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. Além disso é considerada a protetora dos lares, das crianças, gestantes, e sempre é invocada na hora do parto e por todos aqueles que desejam ser felizes no casamento.

banner prefeitura

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.

Dia de Iemanjá coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, da Igreja Católica, que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros.

História de Iemanjá

iemanja

Iemanjá é também conhecida por YemanjáIyemanjáYemayaYemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, “yeye ma ajá”, que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”.

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá.

No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.

Leia também:

- Advertisement -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando este bloqueador de anúncios.

Powered By
CHP Adblock Detector Plugin | Codehelppro