A Neoenergia Pernambuco identificou, na última semana, desvio de energia elétrica em diversos estabelecimentos comerciais localizados dentro de um posto de gasolina na Rua Rachel de Queiroz Boa Esperança, em Petrolina. Entre os locais flagrados estavam uma loja de conveniência, farmácia, padaria e petshop. O escritório do posto também estava conectado diretamente à rede de distribuição, sem passar pelo medidor.
Todas as unidades foram notificadas e deverão pagar pelo consumo não registrado. Além disso, as ligações clandestinas foram desfeitas e a energia foi regularizada.
A concessionária reforçou que esse tipo de fraude representa riscos à segurança dos funcionários e da população, podendo causar acidentes graves. Além disso, o desvio de energia compromete a qualidade do fornecimento elétrico, afetando todo o bairro.
A Neoenergia tem intensificado o combate a fraudes em todo o Estado, alertando que furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 116.
