
Um grupo de 10 mulheres do distrito de Mandacaru, zona rural de Gravatá, concluiu um curso voltado à produção de derivados do leite, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Bezerros. A capacitação ocorreu ao longo de três dias e teve sua conclusão na última sexta-feira (24), na Escola Municipal Intermediária João Paulo I.
Durante o curso, as participantes aprenderam a produzir queijo coalho pasteurizado, queijo ricota, requeijão e iogurtes. O aprendizado foi recebido com entusiasmo, especialmente por Rosemere Maria, agricultora da região. “Nós, mulheres do campo, temos uma sabedoria popular, mas precisamos incrementá-la para qualificar nossos produtos e nos inserir no mercado. Estamos confiantes no nosso potencial e prontas para mostrar a nossa capacidade”, destacou.
A instrutora do curso, Tereza Gélia, zootecnista e representante do SENAR, enfatizou o impacto da iniciativa. “Capacitar homens e mulheres do campo é essencial para melhorar a qualidade de vida e a renda dessas pessoas que enfrentam tantas dificuldades. Sem elas, nós, que moramos na cidade, não teríamos acesso às riquezas que elas produzem.”

A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, celebrou a retomada de cursos na zona rural. “Essa parceria é fundamental para trazer formação às mulheres do campo. Com zelo e dedicação, elas aprenderam a transformar derivados do leite em produtos que podem ser utilizados em suas famílias e até mesmo como fonte de renda. Nosso trabalho só é possível com a união de forças, e somos muito gratas a todos os envolvidos.”

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Gravatá em promover o desenvolvimento e a valorização das mulheres do campo, impulsionando a economia local e fortalecendo a comunidade rural.
