
Na noite desta sexta-feira (19), policiais da equipe Malhas da Lei da AIS – 14 prenderam Ilária Lindalva da Silva, de 38 anos, em sua residência na Rua R-07, no Bairro Cidade Jardim, em Caruaru. A prisão ocorreu devido a um mandado de prisão condenatória por crime de injúria racial.
De acordo com a advogada Dra. Any Fernandes, que atuou como testemunha de acusação, há pelo menos cinco vítimas da acusada. Ilária Lindalva é acusada de maltratar uma família de vizinhos por serem negros, incluindo um garoto de apenas oito anos, a quem chamava de “macaco”.
Além disso, Ilária criou uma página no Facebook onde postava ocorrência e vídeos zombando da justiça e insultando as vítimas. As ações dela geraram revolta e angústia entre os vizinhos, que foram alvo constante de suas ofensas racistas.
Após a prisão, Ilária foi levada para a Delegacia de Plantão, onde passou a noite na carceragem. Neste sábado, ela será apresentada em audiência de custódia para que a justiça decida sobre a manutenção de sua prisão.
O caso destaca a importância da denúncia e do combate aos crimes de injúria racial, que ainda afetam muitas pessoas. A comunidade de Caruaru espera que a justiça seja feita e que casos como este sirvam de exemplo para coibir práticas racistas.
