Moradores de várias cidades de Pernambuco, Bahia e Alagoas registraram durante a noite desta sexta-feira, 22, diversas luzes que cruzaram o céu. Os vídeos causaram pavor em algumas pessoas, enquanto outras ficaram admiradas com a força da natureza.
Não há motivo para espanto. O que foi visto nada mais é que a chuva de meteoro Úrsidas, cujo pico ocorreu nesta sexta e deve também ocorrer neste sábado, 23. Desde o dia 17 de dezembro ocorreram aparições de destroços espaciais de meteoros. No seu auge, são registrados até 10 meteoros caindo do espaço e se despedaçando na entrada da atmosfera.
As ‘estrelas cadentes’, como são conhecidas, são detritos deixados pelo cometa 8P/Tutle. É justamente no hemisfério onde se encontra o Nordeste, que a chuva de meteoro será vista com mais nitidez.
Até o fechamento desta reportagem, o Observatório Nacional de Itacuruba, situado no sertão do Estado, não havia se pronunciado sobre a ocorrência no estado. A passagem dos destroços especiais ocorreu acima do Estado de Pernambuco, onde as gravações foram impressionantes.
O meteoro, em outras palavras, é um pedaço de rocha que viaja milhões de quilômetros de distância numa velocidade que pode chegar 250.000 mil quilômetros por hora. Quando a pedra é atraída pela gravidade da terra, ao entrar na atmosfera a pedra se despedaça e produz outros pedaços menores, chamados de meteoritos.

