
O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (19) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deixará o cargo. A decisão veio após o União Brasil, partido ao qual é filiado, impor um ultimato determinando que seus membros comissionados se desliguem do governo federal em até 24 horas.
O comunicado oficial ocorreu durante uma reunião de mais de uma hora no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Sabino explicou que pretende cumprir algumas agendas ministeriais nos próximos dias e indicou que a formalização de sua demissão será feita após o retorno de Lula dos Estados Unidos. O presidente embarca neste fim de semana para Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU e fará o discurso de abertura entre os líderes mundiais.
A determinação do União Brasil foi expedida na quinta-feira (18) e representa mais um sinal de afastamento da legenda em relação à base governista. A sigla já vinha adotando uma postura crítica ao Planalto e agora cobra o desligamento de seus integrantes do Executivo federal.
Sabino, que assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023, tentou manter-se no posto apesar das pressões políticas. No entanto, a ofensiva do partido tornou insustentável sua permanência na equipe de ministros de Lula.
A saída deve ser oficializada até a próxima quinta-feira (25), após o retorno do presidente ao Brasil.
