Na próxima terça-feira (5), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) premiará com o Selo Transparência Festejos Juninos 2024 as prefeituras e órgãos do governo estadual que colaboraram com dados sobre contratações artísticas do São João. O evento, que ocorrerá às 14h no auditório da Arena Pernambuco, é fruto da parceria entre o MPPE, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
O Selo Transparência foi criado para incentivar a prestação de contas sobre os investimentos feitos em uma das celebrações mais tradicionais do Estado. “Dar transparência aos investimentos na programação de uma das maiores festas populares do Estado foi o nosso objetivo. O selo é um incentivo para que os gestores públicos mantenham essa preocupação”, afirma o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho.
Para tornar os gastos mais acessíveis à população, o MPPE desenvolveu o Painel dos Festejos Juninos, plataforma que permite conferir informações sobre os investimentos feitos em cada município, desde o número de apresentações até os valores pagos aos artistas. Em 2024, o painel registrou 5.275 apresentações e 2.656 artistas contratados em 184 municípios, além de Fernando de Noronha, totalizando R$ 203,2 milhões investidos.
Sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor, a iniciativa representa um marco na transparência pública e deve ser estendida a outras festas tradicionais, como o Carnaval. “A intenção é manter o painel nos próximos anos e criar a versão para outras festas populares”, destacou o Promotor de Justiça Hodir Flávio Guerra Leitão de Melo.
A cerimônia na Arena Pernambuco visa reconhecer e estimular a continuidade desse trabalho de transparência, beneficiando tanto a administração pública quanto a sociedade, que agora tem fácil acesso às informações detalhadas sobre o uso dos recursos públicos nas festividades juninas.
