O Mercado Cultural está sendo palco para o 41° Festival de Violeiros de Gravatá. Na sua primeira noite de apresentações, nesta sexta-feira (4), o público pôde conferir um verdadeiro show de talento e tradição.
Ao som da viola e ao improviso do repente, o evento contou com a apresentação de 4 duplas de declamadores, entre eles, os poetas populares Ivanildo Vila Nova, Hipólito Moura e Felizardo Moura. O evento tem o apoio da Prefeitura de Gravatá e organização dos violeiros Daniel Olímpio e Djair Olímpio.
O Prefeito Joaquim Neto prestigiou o evento ao lado de secretários municipais e fez questão de destacar a importância do evento para o município.
“Esse é um evento que já é tradição em Gravatá que valoriza as raízes da cultura nordestina, a cultura da viola. Ficamos felizes em apoiar esse tipo de ação e ver o sucesso de público e organização.” Disse
O festival funciona como uma competição entre os participantes. Cada dupla de repentistas apresenta três modalidades de cantorias diferentes, que são as sextilhas, o mote de sete sílabas e o mote decassílabo. Um tema é sorteado no momento das apresentações, para garantir a improvisação. Sob o olhar atento de uma comissão julgadora, os artistas são avaliados quanto à métrica, rima e oração dos repentes. Os vencedores são premiados ao final com um troféu que classifica as duplas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar.
A programação segue neste sábado, com apresentações a partir das 20h. Confira:
Sábado (05) às 20h.
Repentistas:
- Zé Galdino e Marivaldo dos Anjos
- Biu Dionísio e Luciano Leonel
- Hipólito Moura e Edvaldo Zuzú
- Miro Pereira e Erasmo Ferreira
Declamador:
- Raudênio Lima
- Emboladores:
- Vem-Vem e Rouxinol
Aboiador:
- Amâncio Sobrinho