
Uma ação de grande porte da Polícia Civil de São Paulo desmantelou, nesta quarta-feira (31), uma verdadeira central de estelionato que funcionava em um prédio comercial na cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana da capital paulista. Cerca de 60 pessoas foram presas durante a operação, batizada de “Cavalo Fantasma”.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), os agentes surpreenderam os envolvidos em pleno exercício dos golpes. No local, funcionavam sete empresas diferentes, cada uma com foco específico em fraudes como renegociação de dívidas de empréstimos consignados, falsas ofertas de financiamento e regularização fictícia de CNH.
Os policiais apreenderam mais de 50 computadores, celulares e uma grande quantidade de documentos. Os ambientes estavam equipados com quadros de metas financeiras e roteiros prontos que instruíam os golpistas a manipular as vítimas.
As investigações apontam que a estrutura operava como uma empresa formal, com divisões e objetivos definidos, mascarando o verdadeiro propósito criminoso das operações. A Polícia Civil continua com os trabalhos para identificar outros envolvidos e ampliar o rastreamento das vítimas lesadas.
