24 C
Recife

Mata Norte recebe mais de 15 apresentações culturais afro-brasileiras

maracatu estrela de ouro aliança
afonjah foto pedro raiz

A partir desta terça-feira (7), a região da Mata Norte, berço da cultura popular pernambucana, recebe a turnê nacional ‘Maracacongo’. O projeto contará com atividades culturais simultâneas nas cidades de Aliança, Goiana e Itambé. Programado para acontecer até o domingo (12), o evento contará com lançamento de livro, oficinas e roda de diálogo. Um total de 17 atrações vão se revezar para animar o público da região.

Entre as apresentações culturais, está o espetáculo Maracacongo, que une no palco, os grupos Negro por Negro (Brumadinho/Minas Gerais) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE) e o cantor e compositor Afonjah. Há, ainda, o Maracatu Leãozinho das Flores (Itambé); Maracatu Leão da Fronteira (Itambé); Orquestra Zezé Correia (Aliança); – Índios Orubá (Goiana);Caboclinho 7 Flexas (Goiana); Orquestra Pedra Preta (Itambé), entre outros. 

banner prefeitura são joao

O projeto, aprovado no Edital do Instituto Cultural Vale, é patrocinado através da Lei de Incentivo à Cultura, e durante seis dias, a turnê ‘Maracacongo’ vai ocupar escolas, biblioteca, ginásio esportivo, clube e teatro dos três municípios que vão sediar as atividades. “Este evento tem como finalidade festejar as danças, costumes e práticas dos povos originários e de nossos ancestrais, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, que tem sua origem aqui na região da Zona da Mata Norte do Estado às tradições do Congo, de Minas Gerais” destaca o produtor cultural e coordenador da turnê, Afonso Oliveira. 

No município de Aliança as atividades começam nesta terça-feira (7), com ações na zona urbana e rural. Lá, acontecem as oficinas de Congo/Moçambique e oficina de Maracatu Rural. A formação será realizada em dois dias, no Clube Municipal da Aliança, e na sede da Orquestra XV de Novembro, no Distrito de Upatininga, gratuitamente. Já no sábado (11), o Clube Municipal da Aliança será palco das apresentações culturais do cantor Afonjah (Olinda), seguido pelo espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE), por fim  a Orquestra Zezé Correia (Aliança).

negro por negro

Na quinta-feira (09) e sexta-feira (10), a cidade de Goiana abre as portas da Escola Municipal Irmã Marie Armelle de Falguieres, para as oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique. Ainda na sexta,  a sede do Caboclinho 7 Flexas, em Nova Goiana, recebe as apresentações culturais do cantor Afonjah (Recife); Negro por Negro (Brumadinho/MG), e do Caboclinho 7 Flexas de (Goiana). 

Já no sábado (11), o teatro do Sesc Ler Goiana, localizado no centro da cidade, será ponto de encontro para o lançamento do livro ‘Lampião e o Sertão do Pajeú’, de autoria do produtor cultural e escritor, Anildomá Willams. Dentro do evento, também acontece  apresentações culturais de vários grupos: Índios Orubá (Goiana); Caboclinho 7 Flexas (Goiana);Afonjah (Olinda); e o espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE). 

Na cidade “de Itambé, a programação da turnê ‘Maracacongo’ tem início dia (09). Por lá, acontecem as oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique, na Quadra do Ginásio de Esportes José Mendes Filho, nos turnos da manhã e tarde. A capacitação será ministrada durante dois dias. No domingo (12), último dia da turnê na Mata Norte, será realizada uma roda de diálogo com mestres da cultura popular e a comunidade local. O produtor cultural e escritor, Anildomá Willams, também fará o lançamento do livro ‘Lampião e o Sertão do Pajeú’, na cidade. Para fechar a programação, o  público confere, no palco montado na Praça da Bandeira, centro da cidade, apresentações do Maracatu Leãozinho das Flores (Itambé); Maracatu Leão da Fronteira (Itambé); Afonjah (Olinda); o espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança);  e da Orquestra Pedra Preta (Itambé).

Serviço 

O que: Mata Norte recebe mais de 15 apresentações culturais afro-brasileira

Quando: Terça-feira (07) e segue até o dia (12).

Onde: Aliança, Goiana e Itambé 

Mais informações:

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,33
EUR
5,48
CNY
0,80

Em destaque