Mais de 3,1 mi de declarações do IRPF 2020 foram entregues no último dia

Após a prorrogação de dois meses no prazo de envio do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF) pelo Governo Federal por conta da pandemia de Covid-19, terminou, na última terça-feira, dia 30 de junho, o período para a entrega do IRPF, com 31,980 milhões de declarações registradas pelos sistemas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, dsenvolvidos e produzidos pelo Serpro.

Durante o período de entrega, iniciado em 2 de março, as declarações do imposto de renda puderam ser enviadas por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), do do Serviço “Meu Imposto de Renda (extrato da DIRPF) disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) e do aplicativo para dispositivos móveis “Meu Imposto de Renda”. “Em todo o momento,os sistemas se comportaram conforme o esperado, sem nenhum registro de incidente, mesmo trabalhando em ritmo intenso e de forma inédita, com a equipe em home office e com uma sala de monitoramento totalmente virtual, em função da pandemia”, ressaltou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.

O Serpro chegou a receber 80 declarações por segundo e mais de 3,1 milhões no último dia do prazo, sendo 30, 731 milhões pelo programa, 1,156 milhão pelo aplicativo para dispositivos móveis e 91 mil pelo Portal eCAC. O envio pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” superou em 55% a quantidade do ano passado, quando foram registrados 745 mil envios, revelando uma busca dos contribuintes por novas tecnologias e maior comodidade. O número de envios pelo programa utilizando certificado digital foi de quase 30 mil declarações.