Mais 144 mil pernambucanos de sete municípios do Agreste e do Sertão passam a contar com o aplicativo Atende em Casa. A partir da terça-feira (26.05), os moradores de Ibirajúba e Jataúba, na IV Gerência Regional de Saúde (Geres); Ibimirim, Pedra e Tacaratu, na VI Geres; e Moreilândia e Trindade, na IX Geres, poderão acessar a tecnologia, que traz orientações para aqueles que apresentarem sintomas gripais. Ao todo, já são 107 municípios assistidos pela ferramenta, totalizando mais de 7 milhões de pessoas (70% da população do Estado).
Com as novas inclusões, todas as 13 cidades da VI Geres terão acesso à tecnologia. A I (20 municípios), X (12) e XI (10) Geres também já são atendidas em sua totalidade.
O Atende em Casa, parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Recife, passa orientações para a população sintomática que busca o serviço online, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 68,9 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 8,2 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 13,9 mil a permanecer em isolamento domiciliar.
Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.
