
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (19), da inauguração do Hospital Universitário Ceará (HUC), em Fortaleza, e demonstrou otimismo com o desempenho da economia brasileira. Durante o evento, Lula afirmou que o país deverá crescer novamente acima de 3% este ano, contrariando previsões mais conservadoras.
“Eu quero fazer um desafio aos teóricos: o Brasil vai crescer outra vez acima de 3%. É o país que mais tem crescido no mundo, praticamente. Tem um ou dois países que crescem mais do que nós. E vai continuar crescendo porque o salário mínimo vai continuar aumentando acima da inflação, os acordos salariais vão garantir reajustes reais e teremos crédito para que as pessoas possam investir”, declarou o presidente.
Aumento da Selic e crescimento do PIB
A fala de Lula aconteceu momentos após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25% ao ano. O aumento dos juros é uma estratégia para conter a inflação, mas pode impactar o acesso ao crédito e desacelerar a atividade econômica. O presidente, no entanto, não comentou a decisão do Banco Central.
Em 2024, o Brasil registrou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4%, figurando entre as cinco economias que mais cresceram no mundo, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país ficou ao lado de nações como China, Dinamarca, Rússia e Costa Rica no ranking de maior expansão econômica.
A expectativa do governo é que a economia continue em alta, impulsionada pelo aumento da renda, pelo crescimento do consumo e por medidas que ampliem o acesso ao crédito.
