
O presidente Lula (PT) deve dificultar o acesso á armas a partir da primeira semana do seu governo. O presidente Bolsonaro (PL) ao longo do seu mandato conseguiu por portarias e decretos facilitar que pessoas conseguissem ter armas em casa.
Segundo pessoas próximas da equipe de transição, nas primeiras semanas do governo, Lula daria uma ‘canetada’ para acabar com o armamento facilitado no país. O governo Lula também deve voltar a intensificar o desarmamento.
O senador Flávio Dino, em entrevista na Globo News disse que Lula já tem dado sinais para um comportamento ‘além da esquerda’: Roberto Jefferson e Carla Zambelli deram uma grande contribuição ao país. Eles mostraram como atual regramento está errado. Como podem dois líderes políticos dispor de arsenais bélicos, pistolas, metralhadoras, bombas, granadas para jogar na Polícia Federal? Como pode uma deputada federal correndo no meio da rua com pistola, inclusive em desacordo com as normas técnicas?“, questiona o senador.
Lula deve revogar também, por decreto, os sigilos impostos pelo Bolsonaro. A equipe de transição também deve analisar a revogação de outras normas de autoria do governo Bolsonaro, e além de dificuldades impostas atualmente.
