20.8 C
Gravatá

Lula pede ação para recuperar atraso escolar de crianças durante a pandemia

unnamed 2 1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (22) uma mobilização nacional para assegurar que crianças pobres que tiveram atrasos no aprendizado e rendimento escolar durante a pandemia, por falta de computadores e acesso à internet, consigam recuperar as perdas e se igualar aos colegas que acompanharam as aulas remotas sem dificuldades.

“Nós vamos ter que ter uma revolução de comportamento de todos os educadores desse país, de toda a sociedade para a gente recuperar essa distância e fazer com que as pessoas mais pobres voltem a um grau de conhecimento igual a todos os outros brasileiros. Na minha cabeça, todas as crianças, independentemente de pobres ou ricas, têm que ter a mesma oportunidade e essa oportunidade é dada num banco de escola”, afirmou em entrevista à Rádio Passos, de Minas Gerais.

banner prefeitura

“Na minha cabeça, todas as crianças, independentemente de pobres ou ricas, têm que ter a mesma oportunidade e essa oportunidade é dada num banco de escola”

Em suas manifestações públicas, assim como em encontros temáticos que faz com especialistas e ex-ministros, Lula tem demonstrado grande preocupação com o que considera um sério problema decorrente do distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus e que pegou desprevenida parcela da população que não tinha condições adequadas para garantir que os filhos se adaptassem à realidade de aulas à distância, totalmente dependentes de recursos tecnológicos que muitos não têm.

“Estamos com problema sério agora. A volta às aulas depois da pandemia vai ter dois tipos de crianças na escola. As crianças mais pobres estão dois anos mais atrasadas que as crianças mais ricas. As crianças de classes média que puderam ter computador em casa, que puderam assistir aulas normalmente à distância, vão voltar em um nível e as crianças pobres voltarão num outro nível porque ficaram dois anos sem aula”, disse, lembrando frase célebre do educador Paulo Freire sobre a importância da igualdade de oportunidades e acesso à alimentação para bom rendimento das crianças. “Paulo Freire falava que toda pessoa que come é inteligente. A fome às vezes aguça e às vezes consome parte da inteligência das pessoas”.

Leia também:

- Advertisement -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando este bloqueador de anúncios.

Powered By
CHP Adblock Detector Plugin | Codehelppro