
Já está confirmado, a ex-vice-governador de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB) será nomeada Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Lula (PT).
Luciana é a primeira mulher a ocupar tão importante cargo, responsável pelo desenvolvimento da ciência e tecnologias do Brasil. O ministério é o responsável pelas políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; e política nuclear.
Luciana já foi deputada federal e atualmente é a presidente nacional do PCdoB, um dos fiéis partidos aliados do presidente eleito Lula. Em Pernambuco, Luciana foi uma das maiores militantes de Lula, percorrendo todo estado ao lado de Paulo Câmara (PSB) pedindo votos para o presidente eleito.
Luciana tem 57 anos, é engenheira e começou sua trajetória política no movimento estudantil. A futura ministra foi deputada estadual, deputada federal e prefeita de Olinda por dois mandatos. Também foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia.
