Lucas Ramos reúne diretores da Secti e da Compesa para uma apresentação entre instituições

Lucas Ramos reúne diretores da Secti e da Compesa para uma apresentação entre instituições

O secretário de CT&I, Lucas Ramos, esteve reunido com os diretores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Compesa, na tarde desta terça-feira (1º de setembro), na sede do órgão, no Bairro do Recife, para uma apresentação entre instituições. Na ocasião, além de destacar ações desenvolvidas pelos órgãos, também foi possível discutir iniciativas que possam ser desenvolvidas no futuro.

O assessor da diretoria de Novos Negócios da Compesa, Pedro Campos, apresentou o Programa Conecta, que por meio de um convênio via Facepe, órgão ligado à Secti, é desenvolvido no órgão, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, visando fomentar o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino superior, a própria Compesa e a sociedade, com temas que vão desde tratamento de água, a coleta e tratamento de esgoto, gestão de energia, relacionamento com o cliente, gestão e governança, desenvolvimento de negócio, até recursos hídricos e economia circular.

Durante a reunião, Lucas Ramos sugeriu a ampliação dessas parcerias, a partir da criação de novos projetos que beneficiarão a população. “As famílias podem transformar seus quintais em pequenas fazendas de geração de energia através de placas fotovoltaicas e, assim, compensarem esse crédito em descontos nas faturas de consumo”, disse.

Conecta – Além de proporcionar o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, o Programa Conecta conta com a participação de discentes com ou sem vínculos à programas de graduação ou pós-graduação e de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas e instituições e centros de pesquisa e desenvolvimento públicos ou privados, sem fins lucrativos, para acordos de cooperação técnica com a companhia.