
Em tom enfático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os ex-dirigentes do país, a quem classificou como “loucos”, não terão nova chance de retornar ao comando do Brasil. A declaração foi feita nesta quinta-feira (10), durante entrevista à TV Record.
Sem mencionar nomes diretamente, Lula se referiu ao grupo político que o antecedeu no Planalto, deixando claro que não acredita em uma nova ascensão dessa corrente ao poder. Na mesma ocasião, o petista criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por tentar, segundo ele, atribuir ao governo atual a culpa pela sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump.
“O Tarcísio pode parar com isso. Não tente esconder o chapeuzinho do Trump, não, Tarcísio”, declarou Lula, sugerindo que o governador estaria tentando disfarçar suas reais posições políticas. “Pode ir mostrando quem você é. Está cheio de lobo em pele de cordeiro por aí”, acrescentou.
As falas ocorrem em meio a uma série de embates retóricos entre o governo federal e lideranças ligadas ao campo conservador. Lula tem intensificado suas críticas àqueles que, segundo ele, atuaram de forma irresponsável durante a administração anterior.
