
Ganhou popularidade na internet a foto de homem mostrando língua com uma patologia na língua. O americano fumante de 64 anos ficou com a língua verde e peluda após fazer a mistura de cigarro e antibiótico. Ele disse que sofreu constrangimento e precisou buscar ajuda médica.
Os médicos identificaram uma camada de pele morta e bactérias na língua. As bactérias teriam se desenvolvido após tratamento com antibióticos. A língua verde e peluda é conhecida como ‘língua vilosa’ e tem diversas possibilidades de origem.
O cigarro, desidratação, higiene oral precárias e o uso de antibióticos estão entre as principais causas. A língua vilosa ocorre pelo acúmulo de células mortas na parede da língua, que fica parecendo peluda. A cor verde é causada por bactérias e fungos.
No caso em questão, o homem fez uso de antibióticos para tratamento de gengiva. O paciente foi aconselhado a escovar suavemente a língua com uma escova de dentes quatro vezes ao dia e parar de fumar. Após seis meses e aparência da língua voltou ao normal, mas ele ainda continua fumando.