Ipem-PE convoca táxis novos para agendamento de verificação

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) convoca os proprietários de veículos táxis novos, oriundos de transplante ou cessão, licenciados pela Prefeitura do Recife para realizar, de 25 de janeiro a dois de fevereiro, o agendamento de verificação de taxímetro e emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).

O agendamento será feito exclusivamente através do e-mail agendamentotaxi@ipem.pe.gov.br. No momento do agendamento, os profissionais devem enviar cópias dos seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Termo de Permissão da Prefeitura atualizado, comprovante de residência e certificado de inspeção para os veículos que utilizam Gás Natural (GNV).

banner prefeitura são joao

A verificação periódica dos taxímetros será realizada no período de 03/02 a 12/02 e 18/02 a 19/02, seguindo cronograma estabelecido pelo instituto. No momento da verificação o taxista deverá apresentar a seguinte documentação: Certificado oficial de ultima aferição, juntamente com veículo; cópia da nota fiscal, se carro novo ou cópia do recibo ainda particular, se carro antigo; Xérox de CRLV; Ordem do DETRAN; Termo de permissão da prefeitura atualizado; Certificado de Inspeção com cópia, para os veículos que utilizam GNV; Ordem de serviço e Xérox de comprovante de residência. O veículo táxi especial, deverá apresentar ainda a permissão especial da Prefeitura local.

De acordo com o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, a convocação é apenas para proprietários de veículos novos que não realizaram a verificação do taxímetro em 2020, quando foram realizadas as três primeiras convocações. “É importante que os taxistas realizem o agendamento da verificação e respeitem o dia e horário agendados para evitar fila e aglomeração durante a verificação dos instrumentos e que façam uso de máscaras. ”

O Ipem-PE realiza a verificação periódica dos taxímetros para certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

LEIA TAMBÉM