
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, segue fortalecendo a rede de atenção à saúde da mulher com a realização de cesarianas e laqueaduras no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa (HDPVP). Os procedimentos foram executados na última terça-feira (09) por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A jovem Bianca Vitória Barbosa da Silva, de 23 anos, foi uma das pacientes que deu à luz no hospital e optou também pela laqueadura. “O atendimento foi maravilhoso, fui acompanhada pela Clínica da Mulher e fui muito bem tratada. Prefiro ter meu bebê aqui do que ir para outro lugar”, destacou, ao celebrar o nascimento do pequeno Pedro Winicius.

Outro relato positivo veio de Rose Alaide da Silva, avó da recém-nascida Aurora, filha de Ângela Andrielly da Silva, de 27 anos. “Achei ótimo não precisar sair de Gravatá. O atendimento no hospital foi de primeira, não tenho do que reclamar. E minha filha aproveitou para fazer a laqueadura. Está tudo bem, graças a Deus”, relatou.
Segundo a diretora do hospital, Isabelle Campos, as cirurgias fazem parte de um planejamento estratégico da saúde municipal para ampliar o acesso aos serviços especializados e reduzir a fila de espera. “Realizamos os procedimentos semanalmente. Às terças, são feitas as cesarianas, e às quintas, laqueaduras, histerectomias e outras cirurgias ginecológicas. O fluxo parte das unidades de saúde, segue para a Clínica da Mulher e de lá, as pacientes vêm ao hospital”, explicou.

A iniciativa representa um avanço importante na descentralização e humanização da saúde feminina em Gravatá, garantindo mais dignidade, segurança e agilidade no atendimento às mulheres do município.
