Pular para o conteúdo
Pernambuco Notícias
Pernambuco Notícias

Explore o portal

Brasil

Homem morre ao tentar voar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio de Janeiro; salto foi registrado em vídeo

Um homem de 50 anos morreu após uma tentativa de salto de speed fly na Pedra Bonita, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (3). O acidente aconteceu por volta das 10h30 e foi registrado em vídeo, no qual é possível ver o momento do salto e o desaparecimento do homem em meio à mata. O nome da vítima ainda não foi divulgado pelas autoridades.

De acordo com Bruno Menescal, vice-presidente do Clube São Conrado de Voo Livre (CSCLV), a vítima tentou decolar de um ponto de acesso livre na Pedra Bonita, sem a supervisão do clube, que possui rígidas normas de segurança para voos. A rampa oficial do clube, conhecida como Rampa da Pedra Bonita, fica a 520 metros de altitude e é utilizada apenas por pilotos devidamente credenciados. Menescal destacou que o ponto escolhido pelo homem para o salto não é regulamentado para essa prática.

O esporte speed fly, uma combinação de paraquedas e parapente de pequena área térmica, proporciona uma descida em alta velocidade. Segundo testemunhas, o homem teria tropeçado no momento da decolagem, o que pode ter contribuído para a queda. Apesar de não existirem regulações para o speed fly, esportes como asa delta e parapente são regulados no Brasil, com controles rigorosos e exigências de credenciamento para pilotos.

Logo após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar buscas no local. A vítima caiu de uma altura de aproximadamente 250 metros, em uma área de difícil acesso. As operações de resgate, que contaram com a participação de quartéis do Alto da Boa Vista, Lagoa, Humaitá, Gávea e Barra da Tijuca, duraram cerca de quatro horas, ao fim das quais o corpo foi encontrado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

A tragédia levanta questionamentos sobre a prática do speed fly e a falta de regulamentação específica para esse tipo de esporte radical, expondo os praticantes a riscos que poderiam ser mitigados com maior controle e supervisão.

Leia também