Hidrelétrica de Sobradinho volta a registrar 100% de armazenamento pela primeira vez desde 2009

Chuvas no Alto São Francisco e a adoção de regras operativas estabelecidas pela ANA permitiram a recuperação do volume útil do reservatório da maior hidrelétrica do Nordeste

Devido às chuvas dos últimos meses sobretudo no Alto São Francisco e às condições de operação da cascata de reservatórios do Velho Chico, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco atingiu 100% de seu volume útil nesta sexta-feira, 1º de abril. Essa é a primeira vez, desde 17 de maio de 2009, que o maior reservatório do Nordeste registra seu armazenamento máximo.

Devido à melhora das condições em Sobradinho, a barragem da usina está liberando atualmente cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo. Desde janeiro deste ano, devido à necessidade de controle de cheias na bacia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), que opera a usina, vinha liberando uma vazão de 4.000m³/s. Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica (BA/PE), que fica a jusante (abaixo) de Sobradinho, houve a redução da vazão liberada para 3.000m³/s.

banner prefeitura

Tal medida também busca preservar um armazenamento de água seguro em todos os reservatórios da bacia do São Francisco para atender às necessidades de usos múltiplos de recursos hídricos e de geração de energia durante o período seco na região, que vai de maio a novembro.

Desde janeiro, os reservatórios do Sistema Hídrico do São Francisco estão em regime de cheia, atuando com regras específicas para seu controle. A operação é executada pela CHESF e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A ANA vem promovendo, ao longo desse período, reuniões com os operadores, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), defesas civis dos estados e municípios envolvidos na operação da hidrelétrica de Sobradinho. O objetivo dessa ação é compartilhar as melhores informações e perspectivas de aumento ou recuo dos níveis do rio São Francisco, permitindo a preparação para tais variações.

Deixe seu comentário:

Comentário:

Leia também:

- Advertisement -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando este bloqueador de anúncios.

Powered By
CHP Adblock Detector Plugin | Codehelppro