
Em uma tarde de segunda-feira como a de hoje, há exatos 45 anos, Pernambuco recebeu uma das visitas mais marcantes de sua história religiosa. No dia 7 de julho de 1980, às 15h45, o então Papa João Paulo II aterrissava na Base Aérea do Recife, a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), como parte de sua primeira visita oficial ao Brasil.
Recebido com honras pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, e pelo então governador Marco Maciel, o pontífice seguiu em carro aberto em um desfile pela Avenida Boa Viagem. O momento foi marcado por grande comoção popular e fervor religioso, culminando com uma missa celebrada no viaduto Joana Bezerra, onde cerca de 500 mil fiéis se reuniram para acompanhar a cerimônia.
O Recife foi uma das primeiras paradas da intensa agenda de 12 dias do Papa no Brasil, que incluiu visitas a diversas capitais e à cidade de Aparecida. No dia seguinte, João Paulo II seguiu viagem para Teresina, dando continuidade ao seu roteiro.

Na ocasião, Dom Fernando Saburido, que já foi arcebispo de Olinda e Recife, vivia como monge no Mosteiro de São Bento e recorda a visita como um marco inesquecível. Anos depois, teve a oportunidade de encontrar o pontífice outras três vezes no Vaticano.
João Paulo II, que esteve no Brasil em quatro ocasiões ao longo de seu papado de 26 anos, percorreu 129 países em suas missões apostólicas. Em 2014, foi oficialmente canonizado, passando a ser reconhecido como santo pela Igreja Católica.

Apesar da importância histórica e simbólica do evento, a data tem passado despercebida pelos principais meios de comunicação locais, deixando uma lacuna na memória coletiva da comunidade católica pernambucana.
