25 C
Recife

Há 26 anos entrava em vigor o Plano Real

Em 1994, o Brasil era Campeão do mundo de futebol, o piloto Ayrton Senna tinha falecido em acidente automobilístico, os países da América do Sul criaram o Mercosul, e o nosso país vivia uma das maiores recessões da história. Ná época, Fernando Henrique Cardoso, Ministro da Fazenda, no governo Itamar Franco, criou um plano que mudou a história nacional.

Tudo começou em 1993, no segundo semestre, a equipe era composta por vários nomes de relevância internacional, como Pedro Malan, Edmar Bacha, Persio Arida, André Lara Resende e Gustavo Franco. Eles tinham a missão de criar um modelo que terminasse com a instabilidade econômica que assolava o Brasil. E no dia 1 de julho de 1994, há exatos 26 anos, o real tornou-se a moeda brasileira. O plano econômico colocava fim na hiperinflação no país, depois de um período de grandes dificuldades econômicas para todos os brasileiros.

banner prefeitura são joao

Importante dizer que outros governos tentaram combater a inflação galopante nos anos anteriores. Em 1986, Sarney tentou implementar o Plano Cruzado, já no Governo Collor, entre 1990 e 1992, vieram os planos Bresser, Verão, Collor 1 e 2. Todos muito traumáticos, que efetivamente não trouxeram nenhum resultado. 

A criação do plano trouxe várias melhorias para o país, como Equilíbrio fiscal, desindexação da economia, modernização do setor industrial brasileiro e redução das tarifas de importação. Logo chegaram resultados que trouxeram o poder aquisitivo para a população, graças a queda de juros e na ampla abertura de crédito.

Na minha opinião, o Plano Real foi o melhor dos planos adotados até hoje no nosso país. Vale lembrar, que a população miserável do país reduziu drasticamente.  Além disso, as classes C, D e E foram muito beneficiadas. Elas começaram a ter acessibilidade a produtos que antes eram disponíveis somente para as classes mais altas. Contudo, o país teve maior credibilidade no cenário mundial e durante muitos anos conseguiu terminar com um crescimento razoável dentro das suas possibilidades. 

Rodolfo Milone:

Jornalista, 29 anos, com expertise na área da saúde, tecnologia, viagem, política e educação. Tem mais de quatro anos de experiência no segmento e em assessoria de imprensa. Já atuou em frente de diversas empresas conceituadas no mercado, como Plugin Bot, Criteo, CET, ABAV, Pró- Saúde e entre outras.

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,39
EUR
5,48
CNY
0,80

Em destaque