
O modo como os vereadores vão trabalhar em Gravatá, agreste, poderá mudar a partir de 2023. Isso se uma Emenda Legislativa for aprovada pelo Pleno da Câmara Municipal.
Bruno Sales (PSDB), Tadeuzinho (PSDB), Gil Dantas (PSDB), Régis da COMPESA (PSL), Adeildo do Abacaxi (MDB) e Nino da Gaiola (PP) devem assinar comumente pedido para que se torne válida as Emendas Impositivas.
Com estas emendas, os vereadores poderão anualmente destinar recursos do tesouro para a realização de obras e serviços no âmbito municipal. Em tese, os vereadores não terão acesso ao recurso, mas poderão orientar a prefeitura sobre o destino dele.
Os vereadores, por exemplo, poderão destinar recursos carimbados para construção de asfaltos, calçamentos, ou a continuidade de serviços sociais e filantrópicos, a exemplo dos oferecidos pelo CIG, ICETAG, GAMR, CERC, ODIP e casas beneficentes.
Outras cidades do Brasil, inclusive de Pernambuco, já colocaram no orçamento municipal a possibilidade de vereadores destinarem recursos para determinadas obras e serviços.
