
O Grupo de Percussão da Orquestra Criança Cidadã, sob coordenação do professor Enoque Souza e regência do maestro Jadson Dias, se apresenta neste sábado (18), às 18h, na Igreja Batista de Largo da Paz, no bairro da Imbiribeira. O espetáculo contará com a participação de músicos da Orquestra Jovem e da Orquestra Infantojuvenil do projeto, além do pianista correpetidor Gabriel Fernandes.
O repertório foi dividido em três seções: percussão com tambores, que abarcará peças de Alan Abel e Camargo Guarnieri; percussão melódica, a parte mais extensa da exibição, com obras de compositores especialistas, como David D. Manson, Gene Koshinski, Nilson Vieira, Emile Pessard, entre outros, além de adaptações de autores tradicionais de música de concerto, como Tchaikovsky, Wagner, Beethoven e Bach; e um momento de percussão corporal, com a peça Get funky, de Richard Fils.
O professor Enoque demonstra muita empolgação e altas expectativas para o concerto: “A expectativa é de que será um concerto maravilhoso. Os meninos estão estudando, se preparando há bastante tempo. Algumas peças terão execução de solo, incluindo xilofone, marimba e piano. Alguns alunos estarão tocando pela primeira vez como solistas. Para outros será a primeira vez até mesmo em um concerto. Então estamos bastante animados”.
A entrada para a apresentação é gratuita e aberta a todos os públicos, estando restrita à lotação da Igreja Batista de Largo da Paz.
Sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e que conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínio sênior dos Correios e realização da Funarte e do Governo Federal.