
E novamente o vereador Tadeuzinho Orlando (PSDB) partiu na causa animal. Nesta terça-feira (14) o parlamentar colocou em pauta e votação a Indicação nº 495/2021 que trata sobre a criação de uma CASA DE PASSAGEM MUNICIPAL DE CÂES E GATOS.
O parlamentar considerou a questão da saúde pública, hoje de responsabilidade do governo municipal. Tadeuzinho disse que continua crescendo o número de cães e gatos nas ruas da cidade, sendo indispensável que a gestão municipal adote urgentemente medidas para cuidas dos animais de rua evitando decorrentes problemas de saúde pública.
Além de propor a indicação, o vereador ajudou a gestão municipal anexando MINUTA DO PROJETO DE LEI, facilitando que o prefeito Joselito Gomes (PSB) e o setor responsável, devolvem o projeto através do Palácio Joaquim Didier.

A imprensa teve acesso à minuta do projeto. A casa de passagem de cães e gatos ficará responsável pelo resgate, primeiros-socorros, castração, vacinação, triagem para adoção dos animais. A casa que cuidará dos bichinhos também terá o compromisso de promover campanhas educativas sobre a posse responsável e combate aos maus-tratos de animais.

O mesmo projeto também aborda como serão feitos os resgates de animais de rua, bem como o modo como os profissionais deverão atuar e se equipar durante o procedimento. A casa de passagem, que será administrada pela prefeitura, deverá ter setor administrativo, canil, gatil e ambulatório para tratamento de animais doentes ou em condições especiais. A casa contará com médico veterinário, além de auxiliares veterinários e administrativos.
Os animais acolhidos pela casa deverão ficará no local até que sejam resgatados pelos donos, do contrário serão colocados para adoção através de cadastro prévio de pessoas interessadas e maiores de 18 anos.
Apesar de todo interesse de Tadeuzinho propor este Projeto de Lei, ainda será preciso o interesse do Prefeito Padre Joselito Gomes em devolver o projeto para câmara municipal, que por sua vez colocará em votação e posterior sanção.
