26 C
Recife

Gravatá: Tadeuzinho solicita castrações gratuitas para animais de rua, além de ouvidoria para denúncia de maus-tratos

whatsapp image 2021 08 10 at 12.40.13
Foto: Clebson Amsterdan

O vereador Tadeuzinho (PSDB) mais uma vez abordou a pauta da causa animal na Câmara Municipal de Gravatá, agreste pernambucano. O parlamentar nesta terça-feira (10) encaminhou ofícios para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre (PSB), e o prefeito Joselito Gomes (PSB).

Um dos ofícios solicita ao prefeito de Gravatá a criação de uma OUVIDORIA responsável para atender denúncias de maus-tratos a animais, realizando o trabalho de encaminhar e atuar junto com órgãos competentes (Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, secretária de meio ambiente, ou vigilância sanitária).

O parlamentar quer que pessoas que abusam ou causem maus-tratos contra animais sejam responsabilizados nas conformidades dos crimes previstos em lei.

Tadeuzinho disse que atualmente as pessoas não sabem a quem recorrer quando ocorre maus-tratos, ou em alguns casos estas pessoas tem receio de denunciarem ou prestarem queixa, tendo em vista que alguns órgãos demandam de muito tempo para resolução, ou não resolvem, enquanto isso os animais sofrem ou morrem nas mãos dos seus agressores.

 CASTRAÇÃO:

Tadeuzinho encaminhou para Secretaria de Meio Ambiente ofício que trata sobre a execução da polícia municipal de natalidade de cães e gatos (Lei nº 3734/2017). O vereador requer que a gestão municipal promova, o quanto antes, mutirão de castrações gratuitas de cães e gatos.

Tadeu Orlando entende que houve aumento no número de cães e gatos que circulam pela cidade, o que segundo ele requere atenção redobrada por conta da proliferação de doenças. A população tem cobrado ao vereador, bem como a gestão, alguma medida que minimize o número de animais nas ruas: “saliento que a castração busca um equilíbrio na população de mais diminuindo o índice de abandono, maus-tratos e prevenindo agravos à saúde pública, como as zoonoses”, disse o vereador bastante fundamentado.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque