27 C
Recife

Gravatá NET tem autorização da CELPE para distribuição de internet em Gravatá

whatsapp image 2021 08 25 at 00.51.57

O Pernambuco Notícias teve acesso ao Contrato de Compartilhamento de Infraestrutura nº 048/2021 assinado entre a GRAVATÁ NET LTDA e a Companhia Pernambucana de Energia (CELPE) e que autoriza a Gravatá NET usar todos e qualquer poste da CELPE para transmissão de cabos de internet para seus clientes.

Durante parte da última segunda-feira (23) e esta última quarta-feira (24) vários clientes da empresa, e de outros provedores de internet, ficaram sem conexão por conta de serviço da CELPE que visava retirar cabos de internet de provedores que não possuem contrato de ocupação da CELPE. Mesmo a Gravatá Net tendo autorização, equipe da NEOENERGIA rompeu vários cabos de fibra da GRAVATÁ NET e outros provedores.

A GRAVATÁ NET paga a CELPE pelo uso de cada poste por onde sua rede de internet passa, mediante projeto. Segundo consta no contrato, cada poste usado custa R$ 8,62 que é atualizado mensalmente conforme a rede é expandida. O contrato da GRAVATÁ e CELPE foi APROVADO em 18/02/2021, estando dentro do prazo de validade e vigência.

Os cortes de cabos ocorreram na Avenida Dantas Barreto e rua Floriano Peixoto, bairro do Prado. Vários veículos das empresas provedoras de telecomunicações estiveram no local. Várias empresas e clientes foram prejudicados com a suspensão da internet, que só foi normalizada por volta das 18h de ontem, 25 agosto.

RESPOSTA NEOENERGIA PERNAMBUCO

A Neoenergia Pernambuco esclarece que, antes de promover o ordenamento das redes de telecomunicações, notificou as empresas que possuem contratos para utilização específica das estruturas. Estas notificações têm como finalidade convocar as instituições que possuem contrato com a distribuidora para que possam acompanhar as atividades e, quando necessário, realizarem as adequações/intervenções em suas redes para atendimento aos padrões técnicos e de segurança previstos pela ANEEL/ANATEL. Os equipamentos recolhidos durante a ação são colocados à disposição dos proprietários, na própria Neoenergia Pernambuco. A ação Internet Segura tem como finalidade promover segurança para a população e manter os níveis de qualidade do fornecimento de energia para toda a sociedade.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque