
O vereador e presidente da Câmara de Gravatá, Léo do AR (PSDB), colocou em pauta na câmara municipal a indicação nº 234/2021 que solicita a gestão municipal a implantação de um AMBULATÓRIO PÓS-COVID. O assunto se tornou um dos mais comentados nos corredores da câmara sobre qual o papel deste ambulatório diante a pandemia do novo coronavírus.
No documento, Léo do AR esclarece ao prefeito da cidade pesquisa realizada em diversos países onde pacientes que tiveram sintomas graves da COVID-19 acabaram ficando com sequelas além das deixadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.
Segundo a renomada revista NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE paciente que foram acometidos pela COVID-19 podem apresentar problemas neurológicos, dificuldades cognitivas, confusão mental, cefaleia, AVC, hemorragias, tromboses e outras enfermidades, nem sempre ligadas a sintomas respiratórios.
Léo do AR destacou que médicos e outros profissionais da saúde já alertam que é preciso acompanhamento a longo prazo nos pacientes que eliminaram o vírus do organismo, assim evitando complicações posteriores à recuperação.
O presidente da Câmara fez sua parte, mostrando-se preocupado com a saúde de centenas de pessoas que tiveram sintomas graves da COVID-19. A gestão deverá montar um espaço apropriado para receber estes pacientes e promover um acompanhamento diferenciado do habitual e garantir saúde plena.
