
Na noite da última quarta-feira (17), Gravatá deu o pontapé inicial em um novo ciclo de articulação estratégica voltado ao desenvolvimento territorial, com a instalação de um comitê de governança. O encontro reuniu representantes da gestão municipal, entidades do terceiro setor e membros da sociedade civil, em colaboração direta com o Sebrae.
A proposta do projeto é transformar as potencialidades locais em ações concretas de impacto, promovendo o crescimento econômico sustentável, incentivando a participação social e preservando os recursos naturais. O trabalho pretende consolidar a governança municipal, integrando diferentes setores da sociedade em prol de um ecossistema empreendedor mais forte e coeso.
Segundo o consultor do Sebrae, Diego Souza, a ação em Gravatá é um desdobramento de iniciativas já em andamento desde 2024, dentro da Agenda de Desenvolvimento Econômico Local (Agenda DEL). Ao longo do ano, diversas ações foram implementadas com base nos cinco eixos do programa Cidade Empreendedora, e o atual momento é de avaliação e reestruturação.
Souza ressaltou que a cidade tem se mostrado proativa e comprometida: “Gravatá é uma cidade empreendedora. Agora, com este comitê de governança, será possível revisar metas, implementar indicadores e garantir que o desenvolvimento seja contínuo e sustentável”.
Representando o poder público, o secretário executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles, detalhou o papel do novo comitê. Ele explicou que a governança territorial busca reunir ideias e demandas dos diversos setores da sociedade, organizando-as em uma proposta integrada que servirá de base para decisões estratégicas do governo local.
O projeto é mais um passo para consolidar Gravatá como referência regional em planejamento colaborativo e crescimento sustentável, com foco na participação ativa de diferentes segmentos sociais.
