
A Prefeitura de Gravatá deu o primeiro passo para fortalecer a economia local por meio do programa Cidade Empreendedora. Na segunda-feira (18), uma reunião no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, marcou o início da sensibilização da equipe que atuará no eixo de compras governamentais do programa, realizado em parceria com o Sebrae.
O encontro teve como foco apresentar estratégias para ampliar a participação de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e produtores da agricultura familiar nas aquisições públicas municipais. Segundo dados destacados na reunião, a administração municipal é o maior comprador da cidade. Assim, ao priorizar os pequenos negócios locais, os impactos econômicos se multiplicam: a cada real gasto com fornecedores da cidade, cerca de 70% permanece circulando em Gravatá, impulsionando emprego, renda e arrecadação.
A consultoria será conduzida por Anselmo Pereira, especialista em políticas públicas, e integra um dos dez eixos do Cidade Empreendedora. O objetivo é tornar as compras públicas mais acessíveis aos pequenos empreendedores, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão econômica.
Participaram da reunião o prefeito Joselito Gomes; o secretário de Indústria e Comércio, Zeca da Charque; a secretária de Administração, Teresa Magaly; o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Victor Hugo; os secretários executivos Lidiane Bezerra e Josias Teles; o servidor Ewerton Lima, da Secretaria de Administração; e os representantes da Sala do Empreendedor, Maria Eduarda e Jonatas Velozo.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e à dinamização da economia de Gravatá.
