GRAVATÁ: Distrito de Russinhas recebe ação nesta quarta-feira (23)

O calendário do Outubro Rosa continua em Gravatá. Na manhã desta quarta-feira (23), foi a vez da Unidade de Saúde da Família – USF do distrito de Russinhas receber a ação. Trazendo serviços de saúde e de beleza às mulheres gravataenses, a campanha tem sido promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – (NASF), com o objetivo de conscientizar o público feminino para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Na ação desta quarta-feira, as participantes assistiram a palestras educativas com os profissionais de saúde da própria USF do distrito e receberam atendimentos odontológicos e nutricionais. Foram contempladas ainda com serviços de corte de cabelo, maquiagem, manicure e limpeza de pele. Cerca de 150 mulheres participaram do momento.

“É importante que as mulheres se conscientizem sobre os exames preventivos. Descobrindo o diagnóstico de maneira precoce, o tratamento é mais rápido e aumenta as chances de cura. Durante o mês de outubro, já realizamos aqui, no posto, cerca de 50 citologias e a adesão do público tem sido grande”, explica Solange Espíndola, enfermeira responsável pela USF de Russinhas.

Josefa Lopes, que mora em Russinhas há 54 anos, fez questão de participar da ação. Sua filha se curou recentemente de um câncer de mama.

“Soube da ação através da equipe do posto. Meu interesse maior em participar foi pela informações que são passadas nas palestras. Minha filha descobriu um câncer de mama depois do exame do toque e fez tratamento logo em seguida. Hoje, ela está curada e, tudo isso, graças a ter descoberto logo a doença”, conta Josefa.

Priscila Gonçalves, apoiadora da Atenção Básica, ressaltou a importância da prevenção e conscientização sobre esse tipo de câncer.

“Estamos realizando ações do Outubro Rosa, tanto na zona urbana, quanto na rural, enfatizando a prevenção do câncer de mama  e do colo uterino. Todas essas ações foram solicitadas pelo Prefeito Joaquim Neto, que entende a importância da promoção à saúde de todos os gravataenses”, registrou Priscila.