28 C
Recife

Gravatá dá a largada para as atividades do Mês da Primeira Infância 2022

Pelo segundo ano consecutivo, gestão municipal assume compromisso com as crianças gravataenses e assina o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância

O Mês da Primeira Infância de Gravatá de 2022 teve início com evento solene no auditório da Secretaria de Educação, na noite desta quarta-feira (03).

O evento marcou a assinatura da Prefeitura de Gravatá no termo de adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), o que representa o interesse da gestão municipal em investir nessa fase da vida da criança, com uma rede de fortalecimento formada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Juventude, de Educação e de Saúde.

Na mesa, estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, a secretária executiva de Saúde de Gravatá, Maria Araújo, e a coordenadora da Educação Infantil do município, Fabiana Bezerra.

No público, além do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e da presidente do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Irmã Veluzia Rodrigues, estavam secretários municipais e executivos de outras pastas, coordenadores, integrantes da gestão municipal e sociedade civil de Gravatá.

Uma das visitadoras do Programa Criança Feliz de Gravatá, Raíza Silva, cantou a música de Toquinho, “Aquarela”, enquanto no telão eram apresentados registros de alguns atendimentos realizados pelo programa.

Josinaldo Leão destacou as atividades ao longo do mês. “Iniciamos hoje com essa solenidade de abertura e teremos palestras, uma semana de formação CDC, minicursos nos CRAS para que nossos usuários possam participar, atualização do Plano Municipal da primeira Infância, teremos diversas atividades nas creches e em tantas esferas que envolvem a primeira infância, porque nosso compromisso é com as pessoas e com as crianças”.

A secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, disse: “O prefeito Joselito Gomes tem esse olhar voltado para as crianças do nosso município e não poderia ser diferente o momento como estamos vivendo agora com um mês voltado para a primeira infância. A gente ajuda no desenvolvimento para no futuro termos bons cristãos e honestos cidadãos. É de grande importância para o nosso município esse olhar que o prefeito tem junto com a equipe da assistência social e o Programa Criança Feliz, que é um olhar especial, que tem amor, carinho e disponibilidade de ir em busca dessas crianças. Hoje, 800 famílias são atendidas e não poderia ser diferente o nosso apoio nesse momento que a gente vê tantas dificuldades, mas estamos aqui, firmes e fortes para construir e fazer história no nosso município através da primeira infância”.

O prefeito, Joselito Gomes, fala da adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância. “Não podemos pensar em uma gestão promissora sem exercitar e colocar em prática a lógica do cuidado. Cuidar das pessoas é essencial e a prioridade são nossas crianças, em especial entre as idades de zero a seis anos. O município de Gravatá através de políticas públicas voltadas para garantir o direito de nossas crianças e adolescentes deve avançar mais e mais e receber os investimentos necessários para que essas políticas sejam implementadas. Temos o Programa Criança Feliz, graças a Deus funcionando em nosso município atendendo no momento 800 famílias queremos avançar com essa meta, temos o Mãe Coruja, através da Secretaria de Saúde, e assim vamos percebendo que há um cuidado tanto da mãe, quanto da criança no ventre materno e aí acontece o que eu entendo de uma verdadeira educação do amor que implica na lógica do cuidado. Vamos continuar avançando com esse trabalho, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque