
A cidade de Gravatá abriu oficialmente, nesta quinta-feira (7), o JOEG 2024 – Jogos Escolares de Gravatá, em evento realizado na Quadra Dom Bosco, no Colégio Salesianas. Cerca de 1.500 estudantes de 23 instituições municipais, estaduais e particulares se reuniram para dar início a um dos maiores eventos esportivos estudantis da região, que irá movimentar a cidade até o dia 14 de dezembro em cinco sedes de competição.
Com modalidades que vão desde o futsal, voleibol e xadrez, até o wrestling e o e-sport FIFA 24, os jogos se distribuem por diversas localidades, incluindo o Auditório da Secretaria de Educação, a Escola Cônego Eugênio Vilanova, o Colégio Céu Azul e o Parque da Cidade. A cerimônia de abertura contou com a Banda da Escola Municipal Cônego Eugênio Vilanova, sob a regência de João Netto, e apresentações do ballet do Colégio Céu Azul.
No momento mais solene do evento, a pira olímpica foi acesa pelo atleta multicampeão Eduardo Torres, em uma celebração que incluiu o juramento feito pela atleta Laura Lins, representando todos os competidores. Para Eduardo Ferreira, diretor de Esportes de Gravatá e um dos responsáveis pelo JOEG, esta será “a maior edição que Gravatá já teve, com 13 modalidades e mais de um mês de competição, consolidando a cidade como referência no cenário esportivo escolar regional”.
Edvaldo Tacão, preparador físico do Santa Cruz Futebol Clube e convidado especial do evento, reforçou o papel do JOEG na revelação de talentos. “O JOEG está no meu coração. Gravatá tem muitos talentos em várias modalidades e o evento favorece o surgimento de futuros vencedores no esporte”, comentou Tacão.

A Secretária de Educação, Joselma Melo, destacou o poder transformador do esporte na vida dos estudantes. “Esporte é vida e saúde, e incentivar essa prática entre os estudantes só reforça a importância da educação na formação de cidadãos completos”, ressaltou.

As competições poderão ser acompanhadas online, por meio do link oficial do evento, proporcionando aos familiares e ao público em geral uma chance de acompanhar os atletas que representam o futuro do esporte em Pernambuco.
