
A prefeitura de Gravatá, através do Padre Joselito Gomes (PSB), reservou programação especial com referência ao aniversário de 129 da cidade, que acontecerá nesta terça-feira (15).
Pela manhã, acontecerá o hasteamento das bandeiras com a presença da Banda 15 de Novembro. Às 11h30 a prefeitura vai inaugurar a cozinha comunitária e lançar o Programa Tá na Mesa Pernambuco.
Pela tarde, às 15h30, a gestão municipal vai entrar os títulos de posse aos moradores do Porta Florada. A solenidade acontecerá na Quadra da ODIP, situada na Fazenda Sampaio. Será um momento marcante para os moradores que sempre sonharam com a moradia própria.
Às 19 horas, uma missa em ação de graças acontecerá na Igreja Matriz de Sant’Ana. A missa contará com a presença do prefeito, da primeira-dama e de secretários. Após a missa, como já é de costume, acontecerá o corte do bolo de aniversário na cidade na Praça da Matriz.
Gravatá é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Está a uma altitude de 447 metros e distante 84 km da capital Recife. O município de Gravatá teve origens numa fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda, local esse que servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e a carne bovina, principais produtos da época, que eram levados em embarcações do Recife até o interior para as cidades de Caruaru, Pesqueira, Arcoverde, entre outras cidades do agreste e sertão pernambucanos. Como a navegação pelo rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar também que o gado perdesse peso.
Situa-se às margens do Planalto da Borborema onde se ergue através dos contrafortes da Serra das Russas ao leste, e sua altitude média é de 447m. Tendo picos, que ultrapassam esta, como na Serra do Maroto, no Alto do Cruzeiro etc. Seu relevo é acidentado, formado por falésias (falhas geológicas, provocadas pela erosão continuada de anos), tendo algumas regiões planas, em especial, as que margeiam o Rio Ipojuca.
Gravatá tem como principais atividades econômicas a agricultura (abacaxi, milho, algodão, batata-doce, tomate, tangerina, feijão, banana, mandioca, morango), o comércio varejista e a pecuária.
Conhecido como importante polo moveleiro do Estado, concentra um grande número de fabricantes de móveis rústicos e semirrústicos em madeira maciça, além de fibras naturais como junco, vime, ratã e cana-da-índia.
Gravatá tem como ponto forte a arquitetura secular dos casarios, a rede hoteleira, lojas de móveis e artesanatos, As Flores e a sua gastronomia diversificada que vai dos requintados restaurantes italiano, suíço e regionais à tradicional comida de boteco.
Todos os finais de semana, se organizam trilhas e atividades de rapel pela antiga via-férrea e as pontes. As atividades mais comuns são a trilha de 6 km pelos trilhos abandonados, e o rapel negativo de 50 m de altura, organizados por várias empresas particulares.
O município tem-se destacado como um grande polo de turismo de eventos do estado, aquecendo a economia durante todo o ano.






















