26 C
Recife

Gravatá: CELPE remove instalações de provedores de internet e telefonia irregulares

image002

A Neoenergia Pernambuco iniciou, nesta semana, mais uma ação do Projeto Internet Segura, que tem como finalidade realizar o ordenamento da ocupação dos postes, removendo os cabos e caixas de telecomunicações que ocupam as estruturas sem autorização. A retirada dessas ocupações clandestinas tem como objetivo eliminar os riscos oriundos destas redes, de modo que não possam afetar a segurança das pessoas, nem a qualidade e o fornecimento de energia elétrica. A ação, que iniciou na última segunda-feira (23) e vai até a sexta-feira (27), em Gravatá, será realizada no bairro Prado, nas Av. Dantas Barreto e Av. Agamenon Magalhães, sendo prevista a inspeção de cerca de 200 postes.

Conduzida pela Neoenergia Pernambuco e informada com antecedência para as empresas de telefonia e internet que possuem contrato com a distribuidora para compartilhamento da infraestrutura, a operação é necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança à comunidade e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. Os provedores de internet e telefonia são avisados e têm, portanto, um prazo estipulado para realizarem as adequações. As empresas que não cumprirem têm as redes irregulares removidas.

Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia Pernambuco, existem ainda situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança. Estes são retirados imediatamente por representarem um risco ainda maior para a rede elétrica e as pessoas.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque