
A Prefeitura de Gravatá reforça seu compromisso com a saúde das mulheres ao garantir a realização de exames de mamografia de forma gratuita, tanto na zona urbana quanto na rural. A iniciativa, que se tornou parte do calendário fixo de exames em 2024, é realizada por meio de um caminhão equipado com toda a estrutura necessária, que percorre postos de saúde e distritos da cidade. A ação itinerante facilita o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, proporcionando mais comodidade e eficiência para a população feminina.
Na manhã desta terça-feira (29), o caminhão esteve no Posto I, onde mulheres previamente atendidas na unidade realizaram consultas com a enfermeira local e, em seguida, foram encaminhadas para o exame de mamografia. Segundo a Prefeitura, essa logística evita deslocamentos longos, desburocratiza o processo e torna o atendimento mais próximo e ágil, reforçando a importância da prevenção e da detecção precoce da doença.
Rosineide Alves, agricultora que passou pelo exame, destaca a importância da iniciativa. “Eu me sinto valorizada, enquanto mulher, em saber que em Gravatá o exame de mama é ofertado às mulheres da cidade e dos distritos. Isso é muito bom, pois antes tínhamos que ir para outras cidades para fazer o exame, a fila era grande, muitas vezes tínhamos que ir pro particular para ser mais rápido e agora Gravatá tem o exame”, afirmou Rosineide.
A enfermeira Izolda Lima, responsável pelo Posto I, explica que o processo para agendar o exame é simples e sem burocracia. “Basta procurar a enfermeira do posto em que você é atendida e depois ir na Regulação do SUS, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, para agendar o exame. Depois é só comparecer no dia agendado e passar pelo exame”, orienta Izolda.
A Prefeitura de Gravatá reforça que a ação itinerante foi pensada para aproximar os serviços de saúde dos diferentes territórios, promovendo o autocuidado e incentivando a periodicidade dos exames preventivos. A medida visa atender o maior número possível de mulheres, garantindo que tanto aquelas que vivem no centro quanto as das áreas rurais tenham acesso a exames essenciais para a saúde feminina de forma rápida e gratuita.
