Duas crianças de 8 e 9 anos foram baleadas em Bela Vista, Igarassu, na noite de ontem (05). As crianças jantavam com a mãe e teriam visto um homem armado chamar pelo vizinho antes de serem atingidas pelos tiros. A mais nova, de 8 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Com este caso, já são cinco crianças baleadas na região metropolitana do Recife em 2023, segundo mapeamento do Instituto Fogo Cruzado. Entre as vítimas, duas morreram e três ficaram feridas. Duas das crianças feridas por arma de fogo foram atingidas por balas perdidas.
Em 2022, entre 1 de janeiro e 6 de julho, houve sete crianças baleadas: três delas morreram e quatro ficaram feridas. O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Veja a lista de crianças baleadas em 2023:
- 22/01 – Não identificada, 7 anos – Ferida por bala perdida no Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, quando um grupo de jovens que estava bebendo em um bar foi surpreendido por homens armados que começaram a atirar.
- 01/04 – Não identificada, 7 anos – Ferida por bala perdida durante briga em bar no Vale das Pedreiras, em Camaragibe.
- 02/06 – Adriele Lavine Barros de França Nogueira, 1 ano – Morta a tiros quando quatro homens vestidos com camisas da “Polícia Civil de Pernambuco” passaram atirando contra outro homem.
- 05/07 – Maria Vitória Rodrigues Dantas, 8 anos – Morta a tiros após homem armado chamar por vizinho em Bela Vista, Igarassu.
- 05/07 – Maria Eduarda Pereira da Silva, 9 anos – Ferida por tiros após homem armado chamar por vizinho em Bela Vista, Igarassu.