Pular para o conteúdo
Pernambuco Notícias
Pernambuco Notícias

Explore o portal

Economia

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 na LDO; aumento de R$ 112 sobre 2025

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, por meio do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que o salário mínimo em 2026 seja fixado em R$ 1.630. O valor representa um aumento de R$ 112 em relação ao piso nacional previsto para 2025.

A proposta, enviada nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional — data limite para sua apresentação —, também prevê crescimento de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2026. Para o ano de 2025, a expectativa de expansão é de 2,31%, número mais otimista do que o projetado atualmente pelo Banco Central.

Além das projeções econômicas, o texto da LDO estabelece uma meta fiscal com superávit de 0,25% para 2026. A informação já havia sido antecipada na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que reforçou o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas.

Agora, a proposta será analisada pelo Congresso, que poderá sugerir alterações antes da aprovação final.

Leia também