
O Governo de Pernambuco celebrou um marco histórico com a inauguração do Porto Digital Europa, o primeiro parque tecnológico brasileiro em solo europeu, localizado na cidade de Aveiro, em Portugal. A iniciativa visa fortalecer as conexões entre o setor de tecnologia e inovação do estado e o mercado europeu. Representando a gestão estadual, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, participou do evento ao lado de outros representantes do setor, como Kenys Bonatti, executivo de CTI, César Andrade, diretor de Inovação, e Teresa Maciel, diretora de Avanço Tecnológico.
Como uma extensão internacional do Porto Digital, sediado em Recife, o Porto Digital Europa tem a missão de criar oportunidades para empresas pernambucanas no exterior, fomentando parcerias estratégicas, projetos colaborativos e a internacionalização de negócios. “Estamos firmando um aditivo no contrato de gestão com o Porto, que inclui um programa específico para apoiar empresas locais a expandirem suas operações e fazerem negócios no exterior”, afirmou a secretária Mauricélia Montenegro.
Além de abrir portas para novos mercados, a iniciativa tem como foco a transferência de conhecimento entre Pernambuco e Aveiro, fortalecendo o intercâmbio de profissionais e gerando oportunidades de contratação de pernambucanos em projetos internacionais. A expectativa é que o Porto Digital Europa se torne um catalisador para o crescimento do ecossistema de inovação de Pernambuco, colocando o estado em evidência no cenário global de tecnologia.
Essa iniciativa consolida Pernambuco como um dos principais polos de inovação do Brasil, ampliando o alcance das empresas locais e proporcionando uma nova fase de desenvolvimento para o setor tecnológico da região.
