
Nesta terça-feira (8), o governo de Pernambuco abriu mais 10.165 vagas para mulheres de baixa renda se inscreverem no programa Mães de Pernambuco, que oferece um auxílio mensal de R$ 300. A iniciativa, que já beneficiou mais de 99 mil mulheres no estado, é voltada para responsáveis familiares que vivem em situação de vulnerabilidade.
O novo ciclo de inscrições foi divulgado no Diário Oficial do Estado, e as candidatas podem se inscrever até o dia 29 de outubro, por meio da internet. As novas beneficiárias começarão a receber o auxílio a partir de novembro, com o pagamento efetuado até o 5º dia útil de cada mês.
Para participar, as mulheres devem atender a todos os critérios exigidos:
- Ser responsável familiar;
- Residir em Pernambuco;
- Ser beneficiária do Bolsa Família, com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
- Não ter vínculo empregatício formal.
Este é o quarto ciclo de confirmação do programa, lançado em março deste ano. De acordo com o governo, a nova etapa conta com uma base de dados atualizada, abrangendo mulheres inscritas no CadÚnico até julho de 2024, o que permite identificar as famílias mais vulneráveis do estado.
Além da inscrição online, o governo estadual, em parceria com as prefeituras, realiza uma busca ativa para garantir que mulheres elegíveis, mas não cadastradas, sejam incluídas no programa.
