27 C
Recife

Governo de Padre Joselito destrava obras irregulares deixadas pela gestão passada

O próximo passo é iniciar o novo processo licitatório para dar continuidade às obras das escolas, quadras e creches

No início da gestão do prefeito Joselito Gomes, a secretária de Educação, Ninha Professora, foi até ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para receber orientações sobre como proceder com as obras de escolas, quadras e creches que estavam inacabadas e paralisadas.

De imediato, foi realizada uma fiscalização em cima dessas obras, que totalizam a construção de quatro quadras e três escolas, incluindo creches.

Confira a seguir os nomes dessas obras: quadra de Russinhas, quadra de Uruçu-Mirim, quadra de Avencas, quadrada de Mandacaru, creche no Cruzeiro, creche no Alpes Suíço e construção da escola ao lado do Terminal Rodoviário.

Então, a Prefeitura de Gravatá, seguindo a orientação do FNDE, contratou uma empresa que fez a auditoria, que identificou vários problemas e irregularidades. Essa consultoria foi finalizada no final de 2021, e, em 2022, foram tomados os procedimentos de distrato dos contratos com as empresas dessas obras e instaurado um processo administrativo.

De acordo com a secretária, o FNDE encaminhou seus fiscais, que em 2022 estão com empresas para fazer essa fiscalização, onde constataram todos os equívocos identificados pela Prefeitura Municipal de Gravatá. Considerando os relatórios da PMG da fiscalização das obras e somando as fiscalizações feitas pelo FNDE, também em loco, a secretaria está em Brasília, nesta quarta-feira (03), para ver com o FNDE que procedimento deve ser adotado a partir de agora.

Então, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou a continuidade dos processos, ou seja, agora a Prefeitura de Gravatá vai atualizar os valores dessas obras, verificar o que foi feito e o que falta fazer. Em seguida, abrir um novo processo licitatório para cada obra, para que, com autorização do FNDE, possam dar continuidade às obras e de fato beneficiar quem mais espera, que são os estudantes e população.

Para Ninha Professora, secretária de Educação, é mais um passo conquistado pela gestão do prefeito Joselito Gomes: “Dentro da legalidade estamos tomando todas as medidas cabíveis para que enfim possamos dar continuidade às obras inacabadas pela gestão anterior. Hoje, em Brasília, no Fundo de Desenvolvimento da Educação, FNDE, demos um grande passo e nos foi orientado a atualização dos valores das obras, verificação do que foi feito, do que falta fazer, para que em seguida possamos abrir um processo licitatório de cada obra. Consequentemente vamos conseguir a autorização do FNDE para continuar essas obras paralisadas. Mais uma vez a gestão do prefeito Joselito Gomes mostra que tem compromisso com as pessoas e com os alunos da rede municipal de ensino, que vão ser os mais beneficiados com as obras prontas”.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque