
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), alertou neste sábado (16) que os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em níveis alarmantes e convocou a população para doar sangue com urgência. O pedido foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais da governadora.
Segundo Raquel Lyra, a situação crítica impacta diretamente o atendimento de emergências e a realização de cirurgias que dependem de transfusões. “A gente tem dificuldade de atendimento de emergência, de fazer cirurgias que precisam de transfusão e de cuidar de quem mais precisa no momento que mais precisa”, disse a governadora, reforçando a necessidade de solidariedade.
É indispensável apresentar um documento oficial com foto. Para quem tem mais de 60 anos, é exigido que a primeira doação tenha sido realizada antes dessa idade.
A convocação é válida para todos os tipos sanguíneos, que estão em baixa. A campanha busca garantir que os estoques sejam suficientes para atender à demanda crescente em Pernambuco, especialmente em períodos críticos como o fim de ano.
Como doar sangue no Hemope
As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Hemope no estado. Para ser doador, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar descansado e alimentado;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis).
